terça-feira, 7 de junho de 2011

Frida Kahlo, "Unos Cuantos Piquetitos" (1935)


No último encontro, o momento criativo foi organizado pela Aline. Ela expôs este quadro da Frida Kahlo e pediu que cada um lhe atribuísse um nome. Escrevemos num pedaço de papel que foi posteriormente trocado em sorteio com um colega. Após lermos o que o colega escreveu, era necessário procurar entender o porquê daquele nome e expor para todos os colegas o que entendeu da vinculação porposta através do título e do quadro. Em seguida, o escritor do título assumia autoria e precisava justificar a sua articulação entre nome e coisa. Foi muito interessante.


Abaixo os nomes que atribuímos ao quadro da Frida Kahlo:

Quem fez isso?

Desejo en(cena).
(A mesma autora ainda sugeriu: Passagem ao ato; Dor na cena; Dor em cena; Ato em cena; No limite, o ato).

Esquadrinhamento da loucura manchado de sangue.

Realidade = luz, loucura = escuridão, ou será que não?

Dois lados da paixão, entre a culpa e a inocência.

Meu assassínio.
(O mesmo autor ainda escreveu: O dia da minha morte; A morte; Quadro da dor).

Sangue frio na cama quente.

A minha morte cotidiana.
(A mesma autora ainda ecsreveu: Legítima defesa).

Mergulho perpendicular.

Horror e frieza.
(O autor também sugeriu os seguintes títulos: Serenidade em meio ao caos, e Guerra e paz).


***

Abaixo uma pequena descrição histórica do quadro, extraída do site: http://www.fridakahlofans.com/

Também indicamos o site https://www.artsy.net/artist/frida-kahlo para consulta de mais informações acerca da obra de Frida Kahlo.

 

Unos Cuantos Piquetitos
(Apasionadamente enamorado)

1935
Con el corazón roto por la aventura de su esposo con su hermana menor, Cristina, Frida reflejó su dolor e ira en esta pintura. Su propio dolor era tan profundo que incapaz de pintarlo en primera persona, lo proyectó en la desgracias de otra mujer. Un periódico publico una noticia acerca de una mujer asesinada por celos, y esto dio a la artista el sujeto ideal para su trabajo. El asesino se defendió delante del juez diciendo: “ Pero solo fueron unos cuantos piquetitos!”. Este hecho violento es una referencia simbólica al propio estado mental de Frida y sus propias heridas emocionales. Kahlo le confió a una amiga que simpatizaba con la mujer muerta ya que ella misma se sentía "asesinada por la vida"…una referencia a la aventura amorosa entre Diego y Cristina que duró un año.
La leyenda que sostienen las palomas, un símbolo de amor, irónicamente lleva el titulo del cuadro. Una paloma es negra, la otra blanca, quizás aludiendo a las caras luminosa y oscura del amor. El texto en el esbozo continúa con "...porqué se entregó a otro bastardo, pero hoy me la llevé, su hora ha llegado"
Cuando el cuadro estaba acabado, Kahlo le dio un toque final para proyectar más a fondo sus emociones en su trabajo. En un ataque de ira, agarró un cuchillo y apuñaló el marco varias veces.
En Noviembre de 1938, este cuadro se mostró en la primera exposición de Kahlo en solitario en la Galería Julien Levy de Nueva York. Se mostró con el título: "Passionately in Love" (Apasionadamente Enamorada).

2 comentários:

  1. A atividade proposta se concretizou de maneira bastante espontânea e, neste ritmo, proporcionou ao grupo uma oportunidade grandiosa de manifestação individual -singular-de um pouco do que foi sentido por cada um no momento anterior, isto é, quando fizemos a leitura e o debate do capítulo. Através do contato com a obra da Frida foi possível construirmos uma reflexão profunda sobre muitas questões que permeiam esta postura que tomamos de pensarmos, com o auxílio da leitura de Foucault, a complexidade que constitui a realidade. Fiquei com a impressão de que poderíamos ter seguido muito mais tempo refletindo sobre as questões que eclodiram a partir da dinâmica.

    Manuela

    ResponderExcluir
  2. De fato, o momento criativo foi bem produtivo. Pena que tivemos que apressar a discussão, devido ao tempo.

    Deixo a sugestão da edição dessa semana da Revista Online do Instituto Humanitas Unisinos, que trata somente da obra História da Loucura.

    http://www.ihuonline.unisinos.br/index.php?secao=364

    em PDF: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao364.pdf

    Aliás, não estou recebendo os emails do grupo.
    Abraços!

    ResponderExcluir