segunda-feira, 22 de agosto de 2011

"J'ai tué ma mère" e "Les Amours Imaginaires"

Assistimos dois filmes do jovem diretor canadense Xavier Dolan neste final de semana e não poderíamos deixar de compartilhar com vocês o nosso agrado.

Foto do filme "Eu matei minha mãe"

O primeiro chama-se "Eu matei minha mãe" ("J'ai tué ma mère" é o título original), lançado em 2009 no Canadá e em 2010 no Brasil. Trata-se de um filme fortíssimo, excelente para refletir sobre inúmeras coisas, sobretudo a respeito das conturbadas relações entre pais e filhos. A sinopse (que não demonstra a profundidade da narrativa do filme) é a seguinte: "Hubert (Xavier Dolan) tem 17 anos e não ama sua mãe. Além de só ter olhos para o gosto kitsch, as roupas bregas e pequenos detalhes como a forma que ela come, ele a vê com desprezo. Os mecanismos de manipulação e a culpabilização empregados por ela também não lhe passam desapercebidos e Hubert se vê progressivamente tomado por uma relação de amor e ódio fora do seu controle. Confuso, ele vaga pela adolescência ao mesmo tempo marginal e típica, repleta de descobertas artísticas, experiências ilícitas, amizades e sexo.".

Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/eu-matei-minha-mae/trailers-e-imagens/#83144


                              Imagem do filme "Amores imaginários"                                        

O segundo filme tem o título "Amores Imaginários" (Les Amours Imaginaires é o título orgininal), lançado em junho de 2010 no Canadá e em setembro do mesmo ano no Brasil. Também é um filme intenso e particularmente profundo no que diz respeito a relacionamentos, idealizações, sedução, sexualidade, dentre outras tantas questões abordadas no filme. Sinopse: "Francis (Xavier Dolan) e Marie (Monia Chokri) são amigos inseparáveis. Suas vidas mudam quando conhecem Nicolas (Niels Schneider), um charmoso rapaz do interior que acaba de se mudar para Montreal. Um encontro se sucede ao outro e os três logo se tornam um grupo inseparável. Mas Francis e Marie, ambos apaixonados por Nicolas, desenvolvem fantasias obsessivas em torno de seu objeto de desejo comum. À medida que atravessam as típicas fases da paixão, embarcam numa verdadeira disputa pela atenção do rapaz, comprometendo sua antiga amizade.".

Trailer: http://www.adorocinema.com/filmes/amores-imaginarios/trailers-e-imagens/

Fontes: http://www.adorocinema.com
            http://www.imdb.com
            http://www.cinemanarede.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário